Comunicação Estratégica: muito além da Assessoria de Imprensa

Trabalhar com a reputação de uma pessoa ou empresa vai muito além de gerar notícias positivas sobre ela e sua atuação na mídia. O trabalho de uma agência de assessoria de imprensa digital deve ser multidisciplinar e integrado. Deve-se sempre levar em consideração o amplo espectro de atuação deste profissional ou desta companhia, analisando seus pontos positivos e negativos em contraponto com as ameaças e as oportunidades de mercado.

Antes de comunicar seus feitos ou conquistas, é preciso fazer o trabalho de casa. Analisar todos os aspectos que envolvem o negócio, mapear o perfil de comportamento do cliente, a fim de identificar se seu discurso condiz com a realidade e se é possível defendê-lo, com provas e dados, num momento delicado ou de crise.

A assessoria de comunicação ou assessoria de imprensa digital vai muito além da assessoria de imprensa tradicional. Ela contempla, claro, o trabalho de comunicação externa e relacionamento com públicos externos estratégicos, mas também está preparada para assessorar seu cliente sobre o que falar, sobre qual discurso abraçar, se ele tem fundamento, e como trabalhar a sua reputação caso surja algum imprevisto no caminho. Uma coisa é certa, todos estão sujeitos a passar por uma situação delicada ou de crise.

Hoje em dia, com o acesso cada vez maior à informação, graças ao advento da internet e das redes sociais, um simples post pode acender um discurso acalorado sobre determinado tema polêmico, provocando um imenso prejuízo de imagem e, consequentemente, financeiro.

Não adianta conquistar matérias em veículos de destaque – sejam eles impressos, digitais, rádio ou TV – e, num segundo momento, delicado, hesitar em se pronunciar ou, pior, fazer isso de forma errada, com discursos evasivos, sem coerência ou proferidos por pessoas despreparadas. Todo o valor de imagem conquistado, em segundos, vira pó. Pior, os resultados de mídia forjados podem ser utilizados, inclusive, contra.

Trabalho de gente competente

Uma agência de comunicação, com profissionais experientes e competentes, além de saber qual discurso é possível ou não defender, também é capaz de identificar situações como esta, prever cenários, mapear agentes internos ou externos de influência, elaborar mensagens-chave, posicionamentos e estratégias de ação, assim como preparar adequadamente os porta-vozes ou representantes para saberem como comunicá-los da melhor forma e pelo meio mais adequado.

Além disso, uma agência séria nunca tentará ludibriar os públicos de interesse de uma empresa ou profissional por meio de sua produção de conteúdo ou qualquer outra estratégia. A premissa deve ser sempre a verdade. Ser transparente, hoje, não é opção ou item figurativo no documento de valores corporativos. É obrigação. O discurso e a prática devem coincidir, fazer sentido. Caso contrário, o negócio, ou sua comunicação, está fadado ao fracasso.

Parafraseando Derek Bok, advogado e ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, que disse “Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância”, me atrevo a dizer: Se você acha caro o planejamento  estratégico de comunicação, experimente não tê-lo – principalmente num momento de crise.

MARIANA GERALDINE – PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS E GERENTE DE COMUNICAÇÃO NA ATITUDECOM

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