Estude a plataforma ideal para o seu público e conteúdo

Não só a internet, mas as redes sociais vêm mudando padrões de comportamento e alcançando números massivos de pessoas – prova disso é o  crescimento constante dos influenciadores digitais.

A internet faz parte da nossa vida corriqueira, quem nunca deu um google procurando por uma receita rápida para o almoço de domingo? Inúmeras informações e opiniões de pessoas que assumem o papel de web influencers podem ser encontradas online e a era digital mudou nossas perspectivas. Estive em um restaurante recentemente e a decoração trazia objetos antigos, inclusive uma coleção da Barsa dentro de uma estante. Confesso que olhei e comentei com uma amiga: “uau, já utilizei tanto este sistema de pesquisa. Comprávamos o jornal aos domingos para ganhar volumes novos a cada semana”. Com o passar dos anos, a coleção que tinha em casa foi jogada fora e me lembro perfeitamente da minha primeira pesquisa feita na internet. Era mágico, empolgante e eu, na minha inocência de criança, jamais imaginei o que ela representaria 20 anos depois.

Junto com a internet, as redes sociais vieram com tudo. Queridinho pelos brasileiros, o YouTube é a rede mais utilizada, seguido do Facebook e Whatsapp. Uma pesquisa feita pela agência We Are Social, em parceria com a plataforma de mídia Hootsuite, mostrou que o Brasil possui 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que corresponde a 66% da população. Os resultados também mostram que 61% dos internautas do país acessam as redes por dispositivos móveis. Segundo a pesquisa, os usuários brasileiros usaram as redes sociais em 2018 e, destes, 81% é ativamente engajado nas plataformas.

Universo online

O quão conectado estamos? A pesquisa mostra ainda o cenário global, em que 3.48 bilhões de usuários estão presentes nas mídias sociais (45%) e 3.26 bilhões (42%) usam celulares ou tablets para acessá-las. Quase todos os internautas (98%) já usaram redes sociais, e 83% são ativamente engajados.

Confira os rankings das redes sociais mais utilizadas no Brasil

  1. YouTube
  2. Facebook
  3. WhatsApp
  4. Instagram
  5. Facebook Messenger
  6. Twitter
  7. LinkedIn
  8. Pinterest
  9. Skype
  10. Snapchat
  11. Tumblr
  12. Badoo
  13. Twitch
  14. WeChat
  15. Reddit
  16. Viber

Quero ser um  digital influencer nos universos: Beauty /Fashion /Lifestyle

Os temas moda e beleza são praticamente inesgotáveis, sempre existe uma nova perspectiva de resenha, um novo produto, uma nova tendência e o vai e volta da moda permite que os creators explorem esta vantagem.

O universo culinário é super visual e, para os seguidores que ainda são amadores na cozinha, é essencial assistir ao movimento da mão ao incorporar um creme às claras em neve, sem perder a leveza!

Por aqui o YouTube fala mais alto, e se você quer se tornar um digital influencer, abrir um canal pode ser o primeiro passo. Fazer tutoriais, trazer dicas, testar e fazer a produção de conteúdo com a fórmula: fun + informação apurada + veracidade resulta em um crescimento promissor. E sem desculpas, vai! Já vimos que os maiores YouTubers não começaram com os melhores equipamentos, mas sim tentando apresentar os melhores conteúdos.

Assim como os veículos de imprensa, o ideal é criar uma periodicidade e publicar vídeos regularmente para alcançar e conquistar o engajamento do “seu público”. Sim, você vai criar um público: afinal, o brasileiro gasta, em média, três horas e 34 minutos por dia com as redes sociais (mais do que a média mundial). A maioria dos internautas têm entre 25 a 34 anos, o segundo grupo etário, em maior quantidade, tem de 18 a 24 anos, na terceira posição está a população de 35 a 44 anos e em último lugar se encontram os idosos a partir de 65 anos.

E como conhecer a faixa etária ou plataforma favorita do seu público? Testando! Não deixe de postar ou replicar conteúdos em diversas redes, analise o alcance e engajamento de todos.

Vem conhecer um pouco mais

YouTube: o queridinho de verde e amarelo

O canal permite que os usuários compartilhem vídeos e interajam com seus autores por meio de comentários. Atualmente, o YouTube conta com mais de 1 bilhão de usuários, o que representa quase um terço da internet. Além disso, a plataforma está presente em 88 países e disponível em 76 idiomas diferentes. Por dia, são assistidas um bilhão de horas, número que atrai empresas para a realização de campanhas publicitárias. É possível ganhar dinheiro com a plataforma e eles estão investindo em conteúdos exclusivos para assinantes. Vale ao influenciador digital saber vender o seu peixe.

Instagram: já postou hoje?

Seu foco é compartilhamento de foto e vídeos instantâneos. Impossível não amar os filtros interativos, que remetem ao “falecido” Snapchat, o Instagram puxou a sua audiência que caiu consideravelmente, segundo estudo do TechCruch. Embora seja uma boa mídia social para anunciar, os brasileiros representam apenas 6.55% dos usuários ativos, mas ainda assim o Instagram apresentou o maior crescimento em adesão. A rede conta com cerca de 300 milhões de usuários diariamente, uma grande oportunidade de anunciantes promoverem suas marcas.

Facebook: tem até filme

Com o incrível número de 103 milhões de usuários brasileiros, 54% do público é feminino. A mídia conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Um canal com diversas possibilidades e utilidades, continua sendo uma das redes mais fortes!

Pinterest: não subestime!

Esta é uma rede de compartilhamento de imagens, pense nele como um grande mural de inspirações para decorações de festas, maquiagens, viagens, receitas etc. O Pinterest conta com 70 milhões de usuários cadastrados, e cerca de 80% do seu público é feminino.  É possível selecionar imagens que façam referência a você ou sua marca e, assim, o usuário chegará até seu perfil. Você também pode elaborar pins patrocinados que aparecem no feed dos usuários. Pins são marcadores visuais que possuem um link de direcionamento ao local original.

Existe muito espaço nas redes sociais, um público incontável e informações sendo passadas de diversas formas, por isso, não deixe de prezar pela sua “marca registrada” e seu estilo. Os usuários e consumidores de conteúdo estão cada vez mais exigentes, e para permanecer no ramo é preciso produzir conteúdo de qualidade e com estratégias de marketing de influência de excelência.

LAIS ALOISE – COORDENADORA DE ATENDIMENTO NA ATITUDECOM

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