Mídia Kit: como elaborar um?

Todos os influenciadores digitais – sejam eles nano influenciador, micro, macro ou mega influencers – necessitam de um mídia kit. Trata-se de uma apresentação comercial de um blog ou perfil nas redes sociais que contenha todas as características do formador de opinião e seus meios de comunicação.

O objetivo? Convencer empresas anunciantes de que você, como influencer, é o nome certo para divulgar produtos e serviços. Por isso, o mídia kit precisa ser bem elaborado, com as informações bem distribuídas, de forma didática.

Então, como elaborar um?

O mídia kit não possui um formato específico, mas existem algumas diretrizes que precisam ser seguidas. O primeiro passo é definir quais informações devem conter. Neste caso, é preciso ter uma breve descrição do Blog / Perfil, como: segmentos que atua, áreas de interesse e curiosidades sobre o influenciador (formação, idade, cidade natal etc.).

Após a apresentação, é necessário ter informações que justifiquem, de fato, o porquê anunciar. Aqui você deve incluir dados do canal: número de visitantes por mês, seguidores, usuários únicos, duração da visita e perfil do público (orientação sexual, idade e localização). Dê uma atenção especial para esta etapa. Muitos blogueiros web influencers se limitam a descrever a sua audiência, sendo que esses dados podem te levar além.

De forma linear, a terceira etapa e, muito importante no mídia kit, são os cases de sucesso e as divulgações que já foram realizadas / marcas que já anunciaram com você. Essa é a hora de mostrar a relevância que o perfil conta, a seriedade com que os trabalhados são levados e, acima de tudo, a boa entrega do serviço realizado.

Quase no final, o mídia kit precisa conter os formatos disponíveis que você oferecerá. Isso dependerá do layout do seu Blog (tipos de banner) e também o perfil das redes sociais. Inclua posts no Instagram, participação em eventos, publieditorial, resenhas e outros (claro, se for de interesse para você).

Por fim, a tabela de anúncios. Este tópico nem sempre é uma obrigação e muitos influenciadores preferem não colocar. Como comentado no início, não existe um formato certo. Ao mesmo tempo que o mídia kit serve para receber esse tipo de informação (valores), há pessoas que preferem enviar à parte.

Como dica final, aposte no design. Com os dados e textos arredondados é preciso colocá-los em um layout certo. Neste caso, o ideal é seguir a mesma linha do perfil, gerando uma identidade visual em todos os materiais. Obtenha todas as orientações necessárias para elaboração de mídia kit com a AtitudeCom, entre em contato conosco.

Bruno Cortina – Publicitário e Coordenador de Atendimento da AtitudeCom

Um comentário em “Mídia Kit: como elaborar um?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s